História

“Ungidos por Jesus para ser Luz,
Luz da Vida, Ele é o nosso Deus, nosso Redentor!”

            No dia primeiro de outubro do ano de 1994, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, chamada Matriz de Campinas, é fundado o grupo de oração Jovens Unidos a Serviço de Cristo, o JUSC. Fazia parte deste grupo o jovem Luiz Antônio de Paula, de apenas 24 anos de idade. Este, com apenas três meses de permanência no JUSC, foi eleito coordenador, mudando a trajetória não só do grupo, mas também de sua própria vida. A partir de então, o JUSC assumiu uma característica mais carismática, pautada na busca da vivência radical do Evangelho. A espiritualidade do grupo se desenvolvia cada vez mais, corroborando para o crescimento na fé dos seus membros e o desenvolvimento de suas vidas espirituais. 

            Em julho de 1996, tendo o grupo crescido substancialmente, Luiz Antônio de Paula encontra-se com o então pároco da paróquia Sagrada Família em Goiânia, Padre Luiz Augusto, (atual pároco da igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, em Aparecida de Goiânia). Deste encontro nascera uma vigorosa e salutar amizade que se fortaleceu com os anos, porquanto ambos tinham desejos e anseios semelhantes, sempre apoiados no Santo Evangelho. Desde então o Padre Luiz Augusto tornou-se diretor espiritual do grupo e lhes guiava rumo à plenitude de suas vocações. 

            Com efeito, crescia no coração dos membros do JUSC uma unidade fraterna que os impulsionava a uma sede pela santidade. Ocorreu que em julho de 1997, durante uma pregação, o coração de Luiz Antônio de Paula fora atraído para se abandonar na santa vontade de Deus por meio de uma entrega ainda mais radical: a vida consagrada. Este anseio divino foi confirmado pelos demais membros da equipe de servos (na época eram cerca de 47 membros). 

            Em setembro de 1997, após uma intensa vigília de oração com todos os membros do núcleo, o Senhor inspira no coração de Luiz Antônio a fundação da comunidade de vida consagrada, cujo nome haveria de ser Luz da Vida, a qual seria conduzida pelo seguinte chamado: “Ungidos por Jesus para ser luz, Luz da Vida”. E, embora o Senhor já houvesse lançado os alicerces da fundação, somente em novembro de 1997 que, após uma experiência de oração em um acampamento na Comunidade Canção Nova, Deus revelara a urgência desta comunidade para a Igreja de Cristo. Sendo assim, mesmo não estando absolutamente consciente da amplitude da vontade do Pai, Luiz Antônio de Paula e os demais membros do grupo, dizem com ousadia seu sim e escolhem mergulhar nesta nova realidade. Assim, em 14 de dezembro de 1997, nasce então a Comunidade Católica de Evangelização Luz da Vida, tendo Luiz Antônio de Paula por fundador, 22 membros assumindo sua vocação no chamado “estado de vida” e outros 21 em “estado de aliança”. Sendo estes, os membros que bebem e participam do Carisma, mesmo vivendo suas vidas quotidianas normalmente. Aqueles são os que abandonam totalmente o mundo para lançar-se à vivência deste novo Carisma da Igreja. 

BREVE RESUMO HISTÓRICO 

A Família Luz da Vida, uma obra do coração do Pai, teve seu nascimento no Grupo de Oração JUSC – Jovens Unidos a Serviço de Cristo. 

1994 – Ano em que o Fundador, Luiz Antônio de Paula, tem a sua primeira experiência com Deus, retomando sua fé e ingressando no grupo de oração JUSC, do qual nascera a Comunidade Luz da Vida. 

1996 – Deus une no mesmo Grupo de Oração aqueles que seriam os primeiros consagrados Luz da Vida. Ocorre também a experiência do Fundador com o Sagrado Coração de Jesus, fonte do carisma Luz da Vida. 

1997 – Nasce a Comunidade, em 14 de dezembro – festa de São João da Cruz. Surgem os primeiros desafios e missões, impulsionados pelo Espírito Santo para uma vida doada ao Reino de Deus. O que vigora é uma alegria sobrenatural adquirida pela vivência dos votos, pela ação do Espírito Santo e pelo encontro com a alma eucarística de Jesus Cristo. 

1998 a 2009 – Leitura da vontade de Deus para o Carisma e sua atuação na Igreja de Cristo por meio dos frutos, dos primeiros vocacionados, das primeiras casas que integraram a Comunidade, dos acompanhamentos das famílias, pela intensa atividade missionária e fundação de projetos sociais. Ocorre o surgimento e acolhimento das primeiras Irmãs na Comunidade – marcando presença da Vida Religiosa e enriquecendo a dimensão laical, diferenciando a Comunidade de outras agregações de fiéis leigos. A Chama de Amor que arde no coração de Jesus envia a Luz da Vida para a missão. É a sede dos que se consagraram na sede de Jesus, ávido pela salvação de almas. 

À vista disso, há um aprofundamento nas purificações necessárias ao progresso espiritual. É um tempo de dor, de perdas, de renúncias, momentos cruciais para a consolidação do carisma da Comunidade.  

As cruzes deram origem a brilhantes inspirações: Projeto Lançai as Redes – uma proposta inovadora, desafiadora e fervorosa, cujo objetivo é lançar nas famílias a semente do Evangelho. Com isso, surgiram novos missionários, novas vocações, novos eventos de evangelização, novos corações e novas almas, enfim, um novo olhar para o povo de Deus. 

2013 a 2014 – Fundador Luiz Antônio, com o coração inquieto e a alma sedenta pela vontade de Deus para o Carisma, depara -se com maiores sofrimentos, desafios e lutas em seu caminho de evangelização, juntamente com toda a comunidade. Todavia, houve grandes conquistas: as Irmãs, após a vivência de um doloroso processo, assumem o chamado à Vida Religiosa e se separam da Casa dos demais leigos: surgindo, então, as Irmãs Servas da Transfiguração do Senhor, comunicando o olhar amoroso de Maria. 

2015 a 2016 – “Iluminar as trevas do mundo com o brilho da Santidade e anunciar a Vida da Graça”. Neste tempo, no decorrer de uma forte experiência do Fundador com os princípios da vida espiritual e com o amparo de Nossa Senhora, ocorreu o reencontro com o sentido da vocação e missão da Luz da Vida, estabelecendo novos rumos para o Carisma. 

Há então uma mudança na visão do Carisma: a santidade, a Perfeição Cristã, o progresso espiritual e a contemplação são para todos. As riquezas descobertas, passaram a fazer parte do Carisma Luz da Vida, passando a ser divulgada a todos, por meio dos retiros das “Vias do Progresso Espiritual”. 

Surgem os Irmãos Servos da Divina Misericórdia – homens sedentos por serem consagrados a Deus inteiramente pela força do Carisma Luz da Vida. 

2016 – Santidade e Sabedoria: convictos de que o conhecimento da ciência sagrada, conduz, aprimora e acende o desejo de santidade, o carisma sentiu o chamado a intelectualidade. Assim, constantes formações passaram a ser ministradas e formaram-se grupos de estudos para estimular o conhecimento de Filosofia e Teologia.