Os Retiros espirituais possuem o propósito de expor a todos a sublime dimensão da vida espiritual que Deus reserva para as almas que são dóceis a ação da sua graça. Por meio das formações ministradas somos instruídos a corresponder ao chamado de Deus para vivermos a Vida da Graça, discernindo que a nossa existência está escondida em Cristo. Assim, ao permanecermos em um ambiente que direciona o silencio da realidade exterior, nos interiorizamos para encontrar o tesouro que habita em nossas almas. Os momentos reservados para a oração e recolhimento conduzem-nos a comunhão íntima com a sagrada humanidade de Cristo. À vista disso, podemos ouvir a voz de Deus, conhecendo cada vez mais os seus mistérios para nossas vidas. Nessa perspectiva, ao cultivarmos uma vida de oração passamos a ter um conhecimento maior de nós mesmos e de Deus. Com isso, compreendemos as fraquezas da nossa humanidade, entregando-as ao Cristo. Mediante a compreensão das nossas almas em sua plenitude, descobrimos a existência das faculdades superiores e inferiores, as suas operações e seus efeitos em nossa vida corporal e espiritual. Logo, passaremos a viver pela fé, saindo do controle de nossa história e confiando-a inteiramente à misericórdia divina.

Retiros Vias do Progresso Espiritual

Os retiros das Vias do Progresso Espiritual dividem-se em 7 etapas. Nos conduzindo ao conhecimento dos alicerces da doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana; por meio da exposição minuciosa de cada ciclo da vida espiritual, explicando-nos a forma com a qual devemos proceder diante de cada circunstância decorrida. Imersos em um momento silencioso, somos convidados a adentrar nas profundezas de nossa alma com o intuito de contemplar o grande tesouro espiritual que ali habita.

Retiros Castelo Interior e Caminho de perfeição

O Retiro de Santa Teresa D’Avila revela o Castelo Interior que Deus edificou nas profundezas de nossas almas, desde toda a eternidade. A Santa afirma não podermos compreender, com nossa ínfima inteligência, a grandeza e a formosura construída por Deus em nosso espírito. No decorrer das formações somos levados a adentrar o resplandecente Castelo de Diamante, caminhando pelos seus aposentos até chegarmos ao seu centro, onde se presencia a perfeita união com o Divino Rei, que é o ápice da vida espiritual.
A continuação dessa descoberta se dá pelo segundo retiro baseado nos escritos da Santa “O Caminho de Perfeição”. Por meio dele somos ensinados a percorrer os passos delimitados pelo próprio Cristo com o fim de chegarmos à contemplação do Divino. “Olhar atentamente a quem te olha”, a frase descrita em sua obra nos instrui a deixarmos nos envolver pelas entranhas desse amor que nos constrange, para chegarmos à plenitude da nossa existência, vivendo a abundância da vida prometida por Deus. Por meio das formações, do silêncio e dos momentos de orações vamos caminhando rumo a perfeição, seguindo a orientação da intitulada doutora da Igreja.

Retiro Noite Escura

Nesse novo itinerário nossas almas encontraram-se desejosas a subir a montanha da perfeição, como descrita no livro Subida ao Monte Carmelo, com o fim de chegar rapidamente ao seu cume, no qual estará plenamente vazia, nua e purificada de seus apetites e afeições, encontrando-se pronta para adentrar na sublime união com o Sagrado. Nesse caminho, somos convidados a mergulhar na doutrina edificada por São João Da Cruz, por meio das formações e dos momentos de oração e silêncio. Cada instante desse retiro nos conduz a substituir nossa essência humana corrompida pelo pecado, pela perfeitíssima essência divina, por meio da passagem pelas noites escuras. Conduzindo, assim, todas as nossas faculdades e operações, depois de purificadas, à contemplação amorosa de Deus.
“É próprio do amor fazer o que ama semelhante ao objeto amado”, a meditação de São João da Cruz nos comunica que o árduo caminho da perfeição nos levará a identificação com o próprio Cristo. Por isso aprenderemos sobre as noites escuras, que são as fases de purificação subsistentes no decorrer da vida espiritual. Essas desenvolvem o propósito de nos libertar das correntes dos nossos apegos e despir nossa alma de tudo aquilo que não provém de Deus. Sendo apresentadas em consonância com a doutrina de Santa Teresa D´Avila, na qual cada noite estará relacionada a transição de uma morada a outra.
Diante dos riquíssimos ensinamentos desses grandes doutores da Igreja, nossa comunidade percebeu a salutar importância de fazer a releitura dos escritos do século XVI, para o hodierno contexto do século XXI. Dessa forma, ao transpassar a doutrina proposta pela essência do carisma, são arquitetadas as formações dos nossos retiros. Possibilitando a dissuasão desses conteúdos para todos, sendo esses, famílias, jovens, casais, sacerdotes, religiosos e religiosas etc. Tendo em vista o apelo do Concílio Vaticano II ao chamado universal à santidade, o carisma leva a essência da luz divina a todas as almas que dele participam.